Depois do Queijo Vegano (receitinha já postada aqui anteriormente), tenho descoberto que muitas receitas vegetarianas acabam se encaixando na nossa dieta sem glúten e sem lactose. Principalmente as que partem para o lado vegan (deixam de consumir leite, ovos e mel, que também são produzidos por animais). Passeando pela web encontrei o site Cantinho Vegetariano. Estou aprendendo bastante coisa e tem muitas receitas legais. Uma delas é essa, de Queijo Prato. Essa é versão vegana, espero que gostem! DICAS:

  • Espere a mandioca esfriar para fazer o queijo, se estiver quente pode não dar o ponto desejado.
  • Se precisar acrescente um pouco mais de polvilho.
  • Esta receita pode ser adaptada para queijo cremoso. Basta adicionar mais purê de mandioquinha e gordura até atingir a consistência esperada.
  • Se quiser use a máquina de pão ou batedeira para homogeneizar a massa. Quanto mais bater, mais lisa fica a massa e mais com aparência de queijo fica.

ATENÇÃO! Muitas pessoas questionaram a respeito do Lêvedo de Cerveja (vai na receita). Encontrei a informação no site http://celiacos-rs.com.br/produtos.asp no fim da página diz que “a maltodextrina, a dextrose, a glicose ou glucose, o gergelim, a levedura de cerveja e a glutamina ou glutamato podem ser consumidos naturalmente pelos celíacos, por não haver nenhuma relação entre eles e o malte e/ou glúten”, à não ser que estejam contaminados [acrescentado pela autora].

Fonte: Cantinho Vegetariano (publicado originalmente no Guia Vegano, com adaptações e foto de Valeria Elena Paioli).

Para outras receitas acesse Índice de Receitas.

Queijo Prato (Vegano)

3.3 de 9 votos
Refeição: Lanches e Salgados
Cozinha: Cotidiana
Palavra Chave: Sem Glúten, Sem Lactose, Sem Ovo, Sem Soja, Vegetariana
Servings: 300 gramas

Ingredientes

  • 3 colheres de sopa purê de mandioca ou mandioquinha
  • 1 xícara polvilho doce
  • ½ xícara polvilho azedo
  • 3 colheres de sopa óleo azeite ou creme vegetal
  • 1 colher de café sal
  • ½ limão extrair o sumo
  • 1 colher de chá levedo de cerveja ou quem desejar utilize nutritional yeast (produto importado)
  • ½ colher de chá açafrão em pó

Instruções

  • Junte todos os ingredientes, amasse com as pontas dos dedos até formar uma massa homogênea.
  • Coloque a massa num recipiente no formato que desejar (redondo, oval) untado com óleo.
  • Leve à geladeira por aproximadamente 2 horas.
  • Na hora de consumir, corte as fatias e leve a uma frigideira antiaderente para dourar e cozinhar os polvilhos.
  • SUGESTÃO: Sobre uma fatia de pão sem glúten, coloque queijo, tomate fatiado e orégano, cubra com outra fatia de pão e leve para uma sanduicheira elétrica (ou tostex) para aquecer e dourar o pão.

60 comentários em “Queijo Prato (Vegano)

    • el castor disse:

      Existe cerveja sem gluten! Gluten é encontrado somente em trigo, cevada e centeio… e obviamente por contaminação, por usarem mesmo maquinario nas fabricas… Existe cerveja feita de sorgo, painço, arroz, milho e trigo sarraceno! SALUD!

  1. Peter Picolin disse:

    Sinto ter de informar e desiludir à todos, mas não é verdade que:
    “Muitas pessoas questionaram a respeito do Lêvedo de Cerveja (vai na receita). Encontrei a informação no site no fim da página diz que “a maltodextrina, a dextrose, a glicose ou glucose, o gergelim, a levedura de cerveja e a glutamina ou glutamato podem ser consumidos naturalmente pelos celíacos, por não haver nenhuma relação entre eles e o malte e/ou glúten”, à não ser que estejam contaminados [acrescentado pela autora]. ” e que seguir essa regra é a razão pq o celíaco continua pela vida toda a ser celíaco. O corpo reage a informação antes da química e por isso se houve originalmente no produto um substrato que causasse reação, o sintoma negativo continua mesmo sem a química. Por isso os sintéticos e gmos causam tanto problema nessas pessoas. Quando o corpo não reconhece ele reage pelo trauma se defendendo com histamina. Isso se vê especificamente com a Maltodextrina que, sim, pode ter origem no trigo, no milho ou na cana-de-açúcar, e nos glutamatos ou realçadores de sabor.

  2. Laís disse:

    Dá para utilizar como se fosse queijo “normal” mesmo?
    Tipo acrescentar numa omelete, fazer uma lasanha… e ah, dura quantos dias na geladeira… uns cinco??

    Amei o site, parabéns.

    • Samuel Costa disse:

      Oi Laís. Realmente não sei te dizer a duração dele na geladeira. E ele não vai ter dourar ou ficar “espichando” quando quente. Mas acredito que sim, dá pra usar em receitas como um queijo “normal”. Bjos.

  3. carlos disse:

    Estas receitas estão ficando secas porque: considere uma xicara de mandioca/ mandioquinha como creme e um pouco quente e misturar..deu muito certo para mim

    • katia disse:

      oi, me chamo katia e acabei de descobrir que sou celíaca. Esta será minha primeira receita.Vc fez? Deu certo? Foi fiel as medidas? Obrigada

      • Samuka disse:

        Oi Andre, ainda não conseguimos testar… vc viu que a receita é do site Cantinho Vegetariano né? Lá tem algumas dicas, e um dos leitores conseguiu reproduzir igualzinho. Uma outra leitora daqui fez a primeira vez e chegou bem perto. Não desista!! Bjsss

  4. Luzia Carla Brito disse:

    Tentamos fazer hoje e o resultado foi um desastre!
    Não dá ponto, fica todo esfarelado parecendo queijo de pacotinho. Aumentamos para 6 colheres de mandioquinha e mesmo assim, nada! Seguimos a receita a risca e perdemos todos os ingredientes.

  5. SUELI MAYERLE FARIA disse:

    OLÁ DÉBORA, PARABÉNS PELO SITE! SEGUINTE: FUI FAZER ESSA RECEITA DE QUEIJO VEGANO E ME SURPREENDI POIS UTILIZEI AS MEDIDAS EXATAS QUE VC APRESENTA MAS NÃO CONSEGUI FORMAR UMA MASSA. A QUANTIDADE DE LÍQUIDOS (3 CS AZEITE E SUMO DE ½ LIMÃO) É MUITO PEQUENA PARA AS FARINHAS, FICOU UMA FAROFA SECA. O PURÊ É APENAS A MANDIOCA COZIDA E AMASSADA, É ISSO MESMO? GRATA, UM ABRAÇO.

  6. Cynthia disse:

    Olá, Débora! Estou vendo a dificuldade do povo entender a questão do levedo de cerveja e fico agoniada! rsrs

    Vou te ajudar. Gente, o levedo de cerveja é um fungo utilizado para fermentar açúcar em álcool. O nome “levedo de cerveja” foi dado ao fungo pq ele é utilizado na fermentação da cerveja. O fungo transforma o açúcar da cevada em álcool e dá origem à bebida que todos gostam. Então, compreendam que o fungo não tem glúten e não tem nada a ver com glúten. Quem tem glúten é a cevada e o pobre levou o nome de “levedo de cerveja” pq alguém resolveu usá-lo para criar essa bebida. Então levedo vem de levedura, que é a forma do fungo usada nessa fermentação, e cerveja pq era esse o fungo usado para produzir cerveja. Sacaram? É tipo fermento de pão, é usado pra pão, mas não é ele que tem glúten, é o trigo. Levedo de cerveja é usado para fazer cerveja, mas não é ele que tem glúten, é a cevada. Não consigo ser mais clara! rs

    Parabéns pelo blog!

    Beijo.

      • MAGALY RIBEIRO PESSOA disse:

        onde compro o levedo de cerveja o de farmaciaserve 2 me enviem uma receita de pizza sem gluten e sem lactose eu agradeço e como preparar farinha de trigo sem gluten agradeço a resposta tho intolernacia gluten e lactose faço dieta disto graça e paz miss magaly pessoa

  7. Elaine cristina dos Santo Scaglione disse:

    Bom dia… você disse para aquecer na frigideira, não pode ser consumido sem aquecer?
    Muito legal as receitas vou tentar fazer!!! Bjus

  8. Rafaela disse:

    Olá Débora! Achar seu blog foi uma grande felicidade para mim. Recentemente uma tia minha descobriu a intolerância a lactose. Sempre que a visitamos vejo sua carinha de triste por não poder comer queijo e o tão amado leite com cuscuz. Parti para a pesquisa! E achei essa receita de queijo vegano! Uma parte já está resolvida. Gostaria de saber sobre a validade e conservação. Grata.

    • Débora disse:

      Oi Rafaela, conservar em um pote bem vedado na geladeira, por alguns dias. Não sei exatamente o quanto, mas segue o mesmo padrão de conservação do queijo comum. Espero ter ajudado! Bjsss

  9. Rúbia disse:

    Parabéns pelo seu site! As receitas são excelentes!
    Quanto ao PURÊ DE MANDIOCA usado na receita, acho que pra dar certo deve ter um consistência exata ou aproximada. Quanto se usa de mandioca, leite de soja e margarina, etc? Isso deve ajudar no resultado.
    Tenho intolerância a lactose e na minha cidade não encontro o tofu ou outro que possa comer, e amo queijo, quero testar esse.
    Grata!

    • Débora disse:

      Oi Rúbia… obrigada! Sobre o purê, a mandioca deve estar bem cozida e macia, mas escorra bem antes de utilizar senão pode fugir da consistência. Não se usa leite de soja, margarina, nada. Apenas amasse a mandioca até formar uma pasta. Abs!

      • Rúbia Pereira disse:

        Débora, o queijo tá aprovado!
        Meu marido tb gostou e meu filho até pediu bis.
        Parabéns! E obrigada pela grande ajuda! Matei a vontade de comer queijo…rss!
        Grande abraço e Deus te abençoe!!!

      • SUELI MAYERLE FARIA disse:

        OLÁ DÉBORA, PARABÉNS PELO SITE! SEGUINTE: FUI FAZER ESSA RECEITA DE QUEIJO VEGANO E ME SURPREENDI POIS UTILIZEI AS MEDIDAS EXATAS QUE VC APRESENTA MAS NÃO CONSEGUI FORMAR UMA MASSA. A QUANTIDADE DE LÍQUIDOS (3 CS AZEITE E SUMO DE ½ LIMÃO) É MUITO PEQUENA PARA AS FARINHAS, FICOU UMA FAROFA SECA. O PURÊ É APENAS A MANDIOCA COZIDA E AMASSADA, É ISSO MESMO? GRATA, UM ABRAÇO.

    • Débora disse:

      Oi Viviane, no final do post há uma observação sobre o lêvedo de cerveja e o link onde tem informação de que não tem problema consumir. Copio o trecho aqui para você: “Muitas pessoas questionaram a respeito do Lêvedo de Cerveja (vai na receita). Encontrei a informação no site no fim da página diz que “a maltodextrina, a dextrose, a glicose ou glucose, o gergelim, a levedura de cerveja e a glutamina ou glutamato podem ser consumidos naturalmente pelos celíacos, por não haver nenhuma relação entre eles e o malte e/ou glúten”, à não ser que estejam contaminados [acrescentado pela autora].”
      Um gde abraço.

  10. Maria Kozlowsky disse:

    Boa noite!
    Em todas as pesquisas que fiz encontrei contra-indicações a cevada, assim como o trigo, o malte, a aveia e o centeio, possui o glúten em sua composição, desta forma, não deve ser consumido por portadores da doença celíaca, já que a mesma traz como consequência ao organismo (caso consumido estes alimentos), uma atrofiação nas mucosas do intestino delgado, prejudicando o organismo e a absorção de diversos nutrientes.
    Contra-indicações

    A cevada, assim como o trigo, o malte, a aveia e o centeio, possui o glúten em sua composição, desta forma, não deve ser consumido por portadores da doença celíaca, já que a mesma traz como consequência ao organismo (caso consumido estes alimentos), uma atrofiação nas mucosas do intestino delgado, prejudicando o organismo e a absorção de diversos nutrientes.
    Referências

    ↑ a b c Cevada, página da EMBRAPA.
    ↑ NSLC.wustl.edu (em inglês)
    ↑ Zohary, Daniel; Maria Hopf. Domestication of Plants in the Old World: The Origin and Spread of Cultivated Plants in West Asia, Europe, and the Nile Valley. 3rd ed. [S.l.]: Oxford University Press, 2000. 59–69 p. ISBN 0198503571
    ↑ Crawford, Gary W.; Gyoung-Ah Lee. (2003). “Agricultural Origins in the Korean Peninsula”. Antiquity 77 (295): 87–95. ISSN 0003-598X. (em inglês)
    ↑ a b Pellechia, Thomas. Wine : the 8,000-year-old story of the wine trade. Philadelphia: Running Press, 2006. p. 10. ISBN 1560258713 (em inglês)
    ↑ McGee, Harold (1986). On Food and Cooking: The Science and Lore of the Kitchen. Unwin. ISBN 0-04-440277-5.(em inglês)
    ↑ Roden, Claudia. The Book of Jewish Food. [S.l.]: Knopf, 1997. p. 135. ISBN 0394532589
    ↑ a b c A cevada cervejeira em São Paulo. Departamento de Sementes, Mudas e Matrizes. CATI.
    ↑ FAOSTAT.fao.org (em inglês)
    ↑ a b AMABILE, Renato Fernando. A evolução das pesquisas com a cevada no Brasil.
    ↑ VITAL, Nicholas. Os donos da cerveja. Istoé Dinheiro, Fevereiro/2008.
    ↑ a b c d e f g Cultura da cevada dística para malte, Manual de Boas Práticas Agrícolas, Novembro 2009.
    ↑ a b Novas variedades de cevada malteira são testadas no Cerrado, EMBRAPA, (25/11/2004).

    Maria

    • Rose disse:

      Como diz essa pesquisa, celiaco não deve comer cevada que é um (cereal), nem trigo, o malte, a aveia e o centeio.
      O levedo de cerveja é um fungo ( faz a fermentação). NÃO É UM CEREAL, não tem nada a ver com cevada.
      Cevada, QUE É UM CEREAL contem glutem, portanto não devem ser confundidos.

      • Rose disse:

        Amei a sua receita. Já vi essa receita em outros lugares, mas estava incompleta. Fiz e ficou bem razoável. Com certeza agora com esses ingredientes como óleo, levedo de cerveja e a mistura das duas farinhas vai ficar perfeito.

  11. Maria Kozlowsky disse:

    Olá, tudo bem?
    Sou celíaca e tenho intolerância a lactose.
    Fiquei muito interessada nesse queijo vegano, mas encontrei uma barreira bem importante para não fazer! Leva levedo de cerveja… Como pode?
    Existe outro meio de fazer esse queijo?
    Bjs
    Maria

    • Débora disse:

      Oi Maria, tudo bem? O lêvedo de cerveja pode ser consumido pelos celíacos, encontrei essa informação aqui no site lá no fim da página diz que “a maltodextrina, a dextrose, a glicose ou glucose, o gergelim, a levedura de cerveja e a glutamina ou glutamato podem ser consumidos naturalmente pelos celíacos, por não haver nenhuma relação entre eles e o malte e/ou glúten”. Abs!!

  12. Larissa Saud disse:

    Fiz este queijo e fico excelente! Usei o amido de milho no lugar do polvilho doce, pois só encontrava o azedo nos lugares que fui. O segredo está em deixar a mandioca bem cozida e molezinha para fazer o purê.

    • Débora disse:

      Oi André, tb tinha ficado com dúvida e fui pesquisar, no site lá no fim da página diz que “a maltodextrina, a dextrose, a glicose ou glucose, o gergelim, a levedura de cerveja e a glutamina ou glutamato podem ser consumidos naturalmente pelos celíacos, por não haver nenhuma relação entre eles e o malte e/ou glúten”. Abs!!

  13. andre luiz disse:

    Fiz a receita por duas vezes e nas duas vezes ficou tão seco ou ressecado que não pude fatiar para assar como o sugerido…simplesmente esfarelava…o que aconteceu ? as medidas estaõ erradas ? o que devo fazer para ficar com esta aparencia da foto do post ? ou ao menos que eu possa fatiar…obrigado.

    • Débora disse:

      Oi Andre, essa receita não consegui testar ainda… vc viu que ela é do site Cantinho Vegetariano né? Lá tem algumas dicas, e um dos leitores conseguiu reproduzir igualzinho. Uma outra leitora daqui fez a primeira vez e chegou bem perto. Não desista!! Bjsss bom domingo ;)

  14. Débora disse:

    Olá Xará….
    adorei seu site já que durante dois meses irei fazer um tratamento sem glúten e lactose… já fiz várias receitas e te mandarei as fotos por email…
    quanto ao queijo, não consegui fazer com essa receita, pois 3 colheres de mandioca não deu liga, então usei aproximadamente 2 xícaras e meia de óleo… mesmo assim não achei o gosto bom, mas irei adaptar a receita e te falo…
    abraços

  15. Shirley disse:

    Olá gostaria de saber se quando leio nas receitas: colher de chá, ou café, ou sopa, ou mesmo xicara de chá, minha referencia deve ser os medidores padrão que a gente compra nas casa de culinária.
    Bjos

    • Débora disse:

      Oi Katia, não tem a ver com cevada. O levedo de cerveja pode ser usado pelos celíacos sem problema. A não ser que seja processado em máquinas contaminadas, mas normalmente não tem glúten não. Abraços!!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Avaliação da Receita