Por Tati K. Fischer*
Não só os intolerantes e alérgicos têm motivos para ficar longe do leite de vaca. Todas as pessoas deveriam tomar cuidado com o consumo excessivo de lácteos devido a inúmeros fatores que a mídia e os grandes produtores de laticínios não divulgam, porém muitos estudos e pesquisas importantes mostram que:
1) Nenhum outro animal na terra bebe leite após o desmame, muito menos de outra espécie;
2) O consumo de leite nos primeiros anos de vida aumenta as chances de desenvolvimento de Diabetes do tipo 1;
3) Laticínios aumentam muito a liberação de insulina (hormônio que leva glicose pra dentro da célula) pelo pâncreas, o que pode causar resistência à insulina, que pode levar à diabetes, hipertensão, obesidade abdominal, síndrome do ovário policístico, câncer de mama, acne, entre outros problemas;
4) Estudos associam o consumo de leite com o surgimento de câncer de ovários, testículos e próstata, Doença de Parkinson e Doença das Artérias Coronárias;
5) O consumo de leite piora os sintomas da Artrite Reumatóide;
6) Existe uma correlação muito forte entre o consumo de leite e a prevalência de Esclerose Múltipla;
7) Ao contrário do senso comum, o consumo de leite, ao invés de prevenir, pode ocasionar a osteoporose, pois pode levar à deficiência de magnésio, além de acidificar o sangue, fazendo com que o corpo retire cálcio do osso, aumentando a perda;
8) O leite neutraliza o meio ácido intestinal, necessário para a absorção de vitaminas e minerais, além de favorecer a fermentação de microrganismos patogênicos;
9) O consumo de laticínios leva a um aumento de substâncias inflamatórias e de pequenas calcificações;
10) O leite é um alimento congestionante e leva ao aumento da produção de muco no organismo;
11) As vacas leiteiras são mantidas constantemente grávidas, por isso o leite tem quantidades muito grandes de estrógeno e progesterona, podendo levar, por exemplo, à puberdade precoce.
Levando em consideração todos estes fatos, podemos concluir que o leite não deveria fazer parte de uma alimentação saudável. Além disso, devemos lembrar que, ao consumirmos laticínios, estaremos colaborando com as indústrias nos maus tratos aos animais.
Leia mais artigos interessantes clicando abaixo:
*A autora é colaboradora do blog, nutricionista, Pós-graduanda em
Nutrição Clínica Funcional, sócia-diretora da Clínica de Nutrição NutriCare,
localizada em Jaraguá do Sul – SC – Telefone: (47) 3055-0969
————————————————————————————————————————————————–
Todas as informações aqui citadas foram baseadas em artigos científicos, tendo como base de referência as fontes abaixo.
Bibliografia:
BASTOS, P. Potenciais efeitos adversos do consume de leite e derivados. Revista Nutrição Saúde & Performance, Ed. 37, 2008.
FHILIPPS, A. F. Studies regarding intestinal absorption and action of insulin-like growth factors in the newborn. Milk, hormones & human health In: Harvard Conference, Oct. 2006.
HOLT, S. H. A.; MILLER, J. C. B.; PETOCZ, P. An insulin index of foods: the insulin demand generated by 1000-kj portions of common foods. American Journal of Clinical Nutrition, v. 66, 1997.
SATO, A.; DAVAASAMBUU, G. Health effects of cow Milk. Milk, hormones & human health In: Harvard Conference, Oct. 2006.
Ver Comentário
Não ha necessidade de tomar leite por causa do calcio existem numerosos alimendo com fonte de calcio até maior que o leite
iMAGINA OS REMEDIOS QUE DAO AS VACAS, E ENCHE O BICHO DE HORMONIOS E TANTA PORCARIA E INJEÇAO, QUEM BEBE ESSE LEITE E O SER HUMANO COMO SEMPRE,...ESSA BOMBA BIOLOGICA,... POR ISSO O SER HUMANO TEM TANTA DOENÇA...
E vdd se vc cortar leite da sua dieta perde gordura... E afina a pele. Gostaria muito de saber
Desde já agradeço
Oi Alexandre. Nunca ouvi falar disso. Para mais informações, consulte um(a) nutricionista funcional. Abs.
Sobre a maioria dos itens, não posso opinar pois nao sou profissional em biomedicina, mas não entendi porque o leite acidifica o sangue se ele é uma base, ou seja, o oposto do acido. Existe um item que confirma isso, quando diz que o leite anula a acidez intestinal, justamente por ser uma base.
Também queria entender como o calcio do leite não absorvido pelo organismo se meu proprio dentista ja me falou que tenho dentes fortes por sempre ter consumido leite toda a minha vida.
A propósito somos os unicos animais que bebem leite após o desmame pois somos os únicos que sabemos ordenhar vacas :D Os seres humanos ja fazem coisas bem mais bizarras do que beber leite, como mascar chiclete e fumar cigarro. Beber leite é a menor das coisas estranhas
Nosso corpo não absorve o cálcio do leite de vaca simplesmente pq as moléculas de calcio deste leite são muito maiores que nossos receptores de cálcio. O organismo humano não faz a quebra desta molécula pois não produzimos as enzimas necessárias. Somos animais de espécies muito diferentes....niveis hormonais, tamanho, etc. O leite da vaca é para o bezerro e o leite materno é para o bebê.
o leite em si nao e propriamente basico. tem um pH 6.5. Como qualquer alimento, aumenta o pH do estomago. Considerando que o pH do estomago e cerca de um, ate agua reduz a acidez.
O leite torna o sangue acido devido a proteina que contem. Tal como qualquer outro alimento que contenha proteina (nao. nao e so a proteina do leite ou proteina animal)
basicamente uma alimentacao variada e a solucao para a saude.
contudo se cortar no leite, nao tem mal. Beber demais e que nao convem
Sou vegana e amei que o décimo item é um motivo ético, sem contar que os bezerros são arrancados da mãe e viram VITELA, uma das piores formas de se matar um animal.
No meu caso fui alertado a não ingerir laticínios não por algum nutricionista terreno, mas por uma equipe médica espiritual, de médicos ( espíritos ) espanhóis, que me sugeriram evitar o leite vaca porque poderia sofrer com problemas urinários sérios e de próstata! Acho que os médicos do espaço não costumam falar bobagens! E aqui em Goiás temos muitos Centros de Cura Espiritual muito bons e sérios! Acho que esta informação nunca havia sido veiculada antes ! E depois que parei de consumir laticínios minha saúde melhorou muito mesmo ! Como se diz: " Leite de Vaca é bom para bezerro " ! Abc e tudo de bom ! Prof. Fernando Lo Iacono
Olá...fala-se mto sobre as quantidades de Cálcio nos alimentos (vegetais principalmente), entretanto o mais importante é a biodisponibilidade desse nutriente. De acordo com artigos que li, nenhum cálcio é mais biodisponível do que o do leite.
Realmente o cálcio do leite é bastante biodisponível, mas o problema não é a absorção pelo organismo, mas o aproveitamento deste cálcio no seu corpo. Como já respondi para Thanara, o leite de vaca produz uma alta carga renal ácida, gerando um estado de acidose metabólica e aumentando a excreção renal de cálcio.
Pessoal, só para acrescentar uma informação interessante sobre leite e cálcio. Tem um estudo que mostra que demonstra que não há relação entre consumo de leite e osteoporose. Em países com alto consumo de leite a incidência de osteoporose é quase a mesma de países com baixo consumo. Infelizmente não me lembro onde achei esse estudo mas se procurar no google vai encontrar outras referências. Deixo também um artigo muito interessante: http://www.scielo.br/scielo.php?pid=S0104-42302010000200025&script=sci_arttext
@Pedro, legal sua contribuição! Sempre que tiver links de outras matérias ou artigos, passe pra gente. Um bjão e boa semana!!!
Ótimo post. O leite ainda é uma questão dividida entre os especialistas, contudo, mesmo quem o defenda, sabe que é um alimento que pode ser tranquilamente substituido por outros, garantindo os mesmos benefícios.
Eu trabalho com nutrição e sei que alguns dos motivos apresentados aqui são apenas estudos, sem comprovação concreta, contudo, eu concordo que é interessante frear o consumo de alimentos que não temos certeza dos seus efeitos.
Acabo de fazer um post sobre o Cálcio. Na segunda parte, irei falar especificamente sobre o leite. Link para o post:
Um abraço!
@Bruno Lopes da Silva, me desculpe, mas não sei o que você considera algo com comprovação concreta. Acho que artigos publicados no American Journal of Clinical Nutrition e estudos apresentados na Conferência de Harvard, por exemplo, são de grande valia científica.
São teorias, não são comprovações cientificas
@Bruno Lopes da Silva, que legal! Já entrei lá pra ler e vou colocar no twitter... obrigada por participar e comentar, escreva sempre! Abs,
Tati,
agradeço teu retorno e atenção.
Obrigada