Você já deve ter ouvido falar que o café da manhã é a refeição mais importante do dia, certo? Aí vem a dúvida: estou me alimentando bem nesta refeição ou não? Neste post vou explicar todos os principais mecanismos que tornam essa refeição tão imprescindível no nosso dia a dia e ainda disponibilizar alguns exemplos de como realizar esta refeição.
Primeiramente, iniciar o dia em jejum fará com que seu corpo economize energia, tornando o gasto calórico menor. Portanto realizar o café da manhã ajuda a acelerar o metabolismo, reduzindo a chance de acumular quilinhos extras. Consumindo o café da manhã você também vai sentir menos fome durante o dia todo e vai ser mais fácil controlar os beliscos fora de hora e as quantidades ingeridas nas próximas refeições.
Pela manhã é o horário que o cortisol (hormônio do stress) está naturalmente mais alto no organismo. Ficar em jejum só auxilia a aumentar ainda mais as taxas deste hormônio. Um desjejum realizado corretamente também ajuda a aumentar a sensibilidade à insulina, reduzindo a produção da mesma e prevenindo o diabetes, por exemplo.
O principal horário de “faxina” do nosso corpo é entre as 4h e 10h da manhã, portanto realizar uma refeição adequada pela manhã, que ajude a repor nutrientes, também facilita a desintoxicação do organismo. Um bom café da manhã também melhora a disposição e capacidade cognitiva, deixando você mais preparado para as atividades do dia-a-dia. O consumo de proteínas pela manhã facilita com que o organismo mantenha elevadas as taxas de serotonina (“neurotransmissor da felicidade”), principalmente evitando a queda no final da tarde, normalmente o horário que as pessoas sentem mais fome.
Um café da manhã adequado deve ter alguma fonte de proteínas (ex: quinoa, amaranto, chia, tofú, gergelim, tahine, patê de grão de bico, ovo caipira, atum, sardinha, etc.); alguma fonte de carboidratos (pães, biscoitos e panquecas sem glúten, de preferência à base de farinha de arroz integral ou com grãos e sementes sem glúten); e alguma fonte de vitaminas e minerais (frutas e sucos naturais).
Lembre-se também que nem tudo é permitido no café da manhã. Evite alimentos muito artificiais, industrializados, embutidos, carboidratos simples (açúcar e farinhas brancas), frituras e alimentos muito gordurosos.
Exemplos de café da manhã:
ou
Então por aqui ficam essas dicas. Que tal a partir de amanhã dar mais atenção a essa refeição tão importante?
*A autora é nutricionista pós-graduada em
Nutrição Clínica Funcional, sócia-diretora da Clínica de Nutrição NutriCare,
localizada em Jaraguá do Sul – SC – Telefone: (47) 3055-0969.
Ver Comentário
gostaria de obter receitas dentro do Clube dos Sem...
Oi Sara, estamos finalizando a construção do Clube, logo logo dentro de algumas semanas iremos lançar pro público!! Bjss
Vc acha que o suco verde é um ovo cozido ou omelete de 2 claras e uma gema é um bom cafe da manhã?
Oi Milena, na teoria sim, mas realmente essa pergunta deveria ser respondida por uma nutricionista (de preferência funcional, eu não sou...). Vc faz algum acompanhamento? Seria bom para ela ver qual a necessidade real do seu organismo. Um abração e sucesso!