CÁLCIO
Por Tati K. Fischer*
Sempre que algum paciente meu necessita tirar o leite da dieta, surgem várias perguntas, mas a principal é: “E o cálcio?”.
A maioria das pessoas sabe que o leite e seus derivados são muito ricos em cálcio, mas o que elas não sabem é que o cálcio do leite não é bem aproveitado pelo organismo humano. Normalmente as pessoas acabam identificando o leite e seus derivados como as únicas fontes de cálcio da dieta. Porém, existem muitos outros alimentos ricos em cálcio, como os vegetais verde-escuros (principalmente brócolis e couve), repolho, sardinha, gergelim, semente de abóbora e tofu, por exemplo. Além disto, o cálcio destes alimentos é muito melhor aproveitado pelo organismo do que o cálcio do leite (veja mais no artigo “11 motivos para não beber leite”).
Portanto, não só quem retirou o leite da alimentação, mas também aqueles que consomem este produto frequentemente devem consumir uma boa variedade de fontes de cálcio com boa taxa de absorção e aproveitamento pelo organismo ou estarão sujeitos à deficiência do mineral, talvez até necessitando de uma suplementação (realizada adequadamente por profissional qualificado).
Existem ainda maneiras para melhorar a absorção do cálcio ingerido, como evitar consumir os alimentos fontes de cálcio na mesma refeição que contenha alimentos ricos em ferro (carnes e feijões, por exemplo), pois o cálcio e o ferro competem na absorção. Outro cuidado é consumir algo ácido (limão, suco de laranja) juntamente com fontes de carbonato de cálcio (gergelim, por exemplo). É importante também evitarmos alimentos que acidificam o sangue (leite, carne vermelha, frituras, refrigerantes), pois o corpo precisa retirar cálcio do osso para alcalinizar o sangue novamente. Procure ter uma alimentação balanceada, que inclua, além das fontes de cálcio, frutas e verduras que ajudam a manter o pH do sangue dentro da normalidade, evitando a perda de cálcio.
*A autora é nutricionista pós-graduada em
Nutrição Clínica Funcional, sócia-diretora da Clínica de Nutrição NutriCare,
localizada em Jaraguá do Sul – SC – Telefone: (47) 3055-0969.
Boa noite!!! Achei muito interessante a sus publicação!!! Sou celiaca e intolerante a lactose. Gosto muito de leite e não estou conseguindo deixar de tomar, mas faço uso do leite sem lactose, porém essa semana levei um sustou, pois após consumir um leite sem lactose da Elegê vi que o maldito continha cevada, por tanto glutem. Meu marido acha que essa empresa é a única que esta correta alertando da contaminação cruzada. Será que os leites são seguros? ?
Posso fazer um dieta sem lactose tendo osteopenia e carência de vit D?? o leite me deixa inchada>…
Não posso ingerir nada que contenha cálcio, mas gostaria de saber alguns alimentos como doces que possam integrar minha dieta.
Obrigada
Oi Andiara, é bem difícil responder sua pergunta. O melhor mesmo seria você consultar uma nutricionista, pois é a área de atuação. Eu não tenho formação na área de saúde, por isso não posso te passar. Espero que consiga! Bjss e sucesso.
Tenho uma pergunta a fazer…è que meu filho tem APLV alergia total à LACTOSE desde 6 meses de idade NÓS comprovamos isto. Gostaríamos de saber se algum alimento contendo carbonato de cálcio pode ser perigoso para ele e mais gostaríamos de saber qual complexo vitaminico que não tenha cálcio vindo do leite e sim cálcio que ele possa ingerir.
Oi Rosane… flor isso eu não saberia te responder, já foge dos meus conhecimentos. O ideal seria perguntar a um médico q acompanhe seu filho. Bjss e boa sorte!
Para quem tem osteoporose no femur, que aparece na faixa vermelha no exame de densitometria ossea, osteopenia na coluna e nas pernas. Já faça uso 15 anos de vários tipos de comprimido para calcio. Só ganhei gastrite e pedra nos rins.Como evitar que isso aconteça através da alimentação? Tem uma injeção aclasta, que usa uma vez por ano. É boa mesmo funciona mesmo? Mui grata aguardo reposta. Gorette
Oi Gorette, essas informações que vc me perguntou são bem específicas, não saberia te responder. Apenas um profissional da área pode te ajudar, desculpe. Abs, Débora.
Tenho dúvidas sobre a quantidade que devo consumir desses alimentos para garantir o calcio diário.
Você pode me ajudar?
@Thanara, 2 colheres de sopa de gergelim + 2 xícaras de vegetais verde-escuros + 1 porção de tofú, por dia, por exemplo, já é o suficiente para um adulto.
Espero ter ajudado.
E para criança de 3 anos, qual a quantidade destes alimentos deve ser consumida diariamente para suprir o cálcio? Ele tem intolerância ao leite. Obrigada, Juliana
Oi Juliana, infelizmente não saberia te responder. Meu conselho é que você o leve para ter acompanhamento de uma nutricionista funcional, que irá ver quais as necessidades que o organismo dele precisa e vai orientar bem certinho. Bjss e obrigada por participar!