A temperatura caiu e sabe a primeira coisa que me veio à cabeça? Uma sopinha bem quentinha. Ou melhor, um caldinho! Lembrei dessa receita de Caldo Verde que é bem fácil. Cada um faz de um jeito, mas gostei desse aqui. Fica a dica pra quem quiser curtir o comecinho do fim de semana de uma forma bem aconchegante.
O caldo verde é uma sopa de couve galega, tipicamente do norte de Portugal continental, mas muito divulgada por todo o país – é provavelmente a mais famosa sopa portuguesa. É uma sopa geralmente espessa e de cor predominantemente verde, uma vez que é feita com couve cortada às tiras bastante finas.
Fonte: Wikipedia.org
Foto: GNT
Dicas: Há quem bata a mistura inicial (cebola, alho e batatas cozidas) tudo no liquidificador e depois volta à panela, há quem use cubos de peito de peru para o caldo ficar mais light, etc.
E você, qual sua dica para o caldo ficar mais gostoso e saboroso?
Ingredientes
- 4 colheres de sopa azeite de oliva
- 1 unidade cebola bem picada
- 1 dente alho bem picado
- 6 unidades batata descascadas em em cubos
- 2 litros água
- 170 gramas linguiça fatiada fina
- 2 e ½ colher de chá sal
- pimenta do reino a gosto
- 450 gramas couve lavada e fatiada fina
Instruções
- Doure a cebola e o alho em 3 colh. de azeite em uma panela grande. Junte as batatas, adicione a água e cozinhe em fogo médio por 20 min. ou até as batatas amolecerem.
- Separadamente doure a linguiça em em outra panela até que ela tenha soltado bastante gordura, aproximadamente 10 minutos (se desejar, deixe secar sobre papel toalha para tirar mais a gordura).
- Tire as batatas da panela e amasse com o garfo ou passe no processador. Depois de amassadas volte à panela.
- Junte a linguiça e tempere com sal se necessário e pimenta. Cubra e deixe esquentar em fogo médio por 5 min.
- Um pouco antes de servir a sopa coloque a couve fatiada, misture e deixe cozinhar rapidamente. Por cima coloque o restante do azeite de oliva.