“Esta receita é perfeita pra quem ama uma boa cuca com farofa mas não pode comer nem glúten e nem lactose. Melhor ainda é que ela é rica em fibras, confira a receita.”
1colheres de chágoma xantanacolher rasa (Veja nas notas onde comprar)
1colheres de sobremesafermento químico
Farofa
¾xícaraóleo de coco
½xícaraaçúcar demerara ou refinado
1xícarafarinha de arroz
1un.maçãpicada em cubos médios sem casca
1un.bananapicada em rodelas
2colheres de sopacastanha do parápicada grosseiramente
Instruções
Massa
Hidrate as tâmaras. Para isso esquente 1 xícara de água e adicione às tâmaras, ou se você é como eu leve por 1:30 minutos no microondas e comece a separar os demais ingredientes. As tâmaras devem estar de mornas à frias pra iniciar a receita.
Depois de separar todos os ingredientes para Cuca, coloque as tâmaras com a água pra bater no liquidificador. Depois que elas tiverem virado um purê adicione os ovos, o óleo, o açúcar, a linhaça, uma pitada de sal, raspas e suco de limão e a canela e bata bem.
Lembre-se que você deve usar uma espátula pra limpar as laterais do liquidificador para que todos os ingredientes fiquem bem incorporados.
Agora é hora de adicionar o psyllium, e assim que você começar a bater ele já vai começar a hidratar na massa e seu liquidificador não vai mais dar conta de bater. Neste ponto é só transferir a base da sua cuca para uma bacia.
Pré-aqueça o forno a 180º C.
Pra formar de fato a massa da cuca você vai precisar adicionar a farinha de arroz aos poucos e ir amassando com a mão, eu usei 1 xícara de farinha, mas se você achar que ainda está muito grudento pode adicionar mais um pouco de farinha. Não precisa ficar totalmente desgrudando da mão, mas não deixei muito dura se não fica mais difícil de espalhar na forma. Reserve a massa.
Farofa
Em uma bacia adicione o óleo de coco, o açúcar e a farinha de arroz aos poucos misturando com a ponta dos dedos, sem sovar. Se você achar que sua farofa está muito grudenta coloque mais farinha de arroz aos poucos até formar os grânulos.
Unte uma forma redonda de 30 cm (de preferência de fundo removível) com óleo e farinha de arroz.Volte para finalizar a sua massa da cuca adicionando a goma xantana e o fermento e misturando na massa com as mãos.
Espalhe a massa na base da forma, molhe as mãos pra ser mais fácil de espalhar. Depois que toda base da cuca estiver espalhada adicione a maçã e a banana picadas e espalhe as castanhas.
Finalize espalhando a farofa por toda a cuca e leve pra assar.
Asse por aproximadamente 50 minutos ou até que sua farofa comece a ficar dourada e crocante.
Você pode pingar algumas gotas de limão na maçã e na banana, isso ajuda faz com que as frutas fiquem ainda mais saborosas.
Você pode aromatizar também a sua farofa com noz moscada ou canela, ou mesmo raspas de limão ou laranja.
Você pode substituir as castanhas por nozes ou qualquer outra castanha de sua preferência.
Você pode congelar a cuca, para isso corte em fatias e coloque em um saco plástico fechado. Para descongelar coloque uma fatia em um prato com a farofa pra baixo e leve ao microondas na potência média por 30 segundos. Depois vire e coloque a farofa pra cima por mais 30 segundos. Mas o tempo pode mudar conforme a potência do seu microondas. Mas o importante mesmo é virar a fatia na metade do tempo, assim ela descongela por igual e fica uma delicia comida quentinha.
Ver Comentário
Deve ser ótima
Olá, pode ser usada a goma de tapioca?