O homus (que em árabe significa Grão de Bico) pode ser servido como antepasto, como acompanhante de outros pratos como o Tabule de Quinoa, saladas e até mesmo como recheio de sanduíches frios.
Eu gosto e além de tudo é super-saudável! Dá pra fazer palitos de vegetais (cenoura, pepino, salsão, etc), mergulhar na pastinha e saborear. Dica pro lanche da tarde!!
Receita: Livro “A Saúde vem da Cozinha” de Lydia N. Siqueira.
Receitáculo
Ingredientes
- 2 xícaras grão de bico cozido e sem casca
- ½ un cebola médica
- 1 dente alho
- 1 un limão extrair o suco
- ¼ xícara azeite de oliva
- sal a gosto
Instruções
- Bata o grão de bico com a cebola, o alho e o sal no liquidificador.
- Se precisar acrescente um pouco do caldo em que foi cozido.
- Coloque alternadamente o suco de limão e o azeite, até dar ponto de pasta. Sirva a seguir.
Oi Débora,amei essa pasta.Queria saber se vc sabe ou tem a receita das pastas feitas com fécula de mandioca que fazem na cidade de Penedo-RJ?
Tudo com grão de bico eu adoro. Beijinhos e parabéns
Gostaria de dizer que está faltando um ingrediente fundamental nessa receita que é a tahine. É uma pasta de gergelim que dá o sabor ao Homus, que originalmente é chamado Homes bi Tahine.
Abraços,
Adorei!!
Muito gostoso, dá vontade de comer sem nada..mas quanto tempo dura na geladeira?
Oi Raissa, para não ter problema, de 1 a 2 dias na geladeira. Vá observando caso ultrapasse 2 dias. Bjss
acabei de fazer para amanha amei …
:)
Acabei de fazer, ficou uma delícia!!!
Débora,
Esta pasta é ótima, muito nutritiva, alto teor de folatos, potássio, gorduras mono e poliinsaturadas, parabéns por nos lembrar do grão-de-bico, um produto nobre, esquecido em nossa alimentação e muito saboroso.
@Guloso e Saudável, oi queridos!!! Pois é… a tal da salada de grão de bico também é uma delícia!!! Tem uma receita que fica muito gostosa… é essa aqui: https://semglutensemlactose.com/indice/salada-de-grao-de-bico-com-pimentoes/ experimenta!!! Bjos bjos!!!
Olá equipe do blog Sem Glúten sem Lactose.
A Hepatite B é uma doença silenciosa que, em sua forma crônica, atinge mais de dois milhões de brasileiros. Apesar de ser uma doença comum, nem todos conhecem as formas de transmissão ou prevenção, como a vacina, que está disponível nos postos de saúde. Para diminuir os riscos e consequências da Hepatite B, precisamos reforçar a divulgação das informações básicas. Por isso, contamos com sua ajuda. Entre em contato para receber todo o material da campanha!
Muito obrigada.