Personagem: Katia Bartholo Carvalho
Idade: 46 anos
Cidade: Santos – SP
A história
As fortes dores abdominais acompanhadas de diarreia, indicavam que algo estava ‘fora dos eixos’. “Corri ao especialista, porque já tinha percebido que não se tratava apenas de uma virose, fiquei com muito medo de ser algo pior”, relembra Katia Bartholo Carvalho. Foi em 2012 os primeiros sinais. Depois de uma bateria de exames, enfim o diagnóstico: intolerância ao glúten e à lactose. “Fui a uma boa gastroenterologista, e ela me aconselhou a fazer três mês de dieta rígida, sem glúten e sem lactose”.
Começava aí uma nova rotina, com cardápio restrito e uma fase de adaptação nada simples, porém possível. “Foi difícil, mas eu amo cozinhar, então fui para a internet pesquisar sobre alimentação, até que conheci o site ‘Sem Glúten Sem Lactose’, que através das dicas e receitas me auxiliou muito”, conta Katia. Apesar das dificuldades, os benefícios de abrir mão de velhos hábitos e sabores, vieram. “Mudou tudo para melhor no quesito saúde. Emagreci, as enxaquecas diminuíram consideravelmente e o intestino regulou. As TPMs também ficaram mais brandas”, relata. Casada, mãe de dois filhos e a única da casa com a alimentação restrita, foi fácil para a família chegar a um consenso. “A alimentação aqui é normal, trivial. Apenas os biscoitos e pães deles eu guardo em armário separado. Mas quando faço bolos, por exemplo, são sempre sem glúten e sem lactose e eles não acham ruim, comem normalmente. O macarrão tem o deles e o meu, aí é separado”, explica Kátia.
Se existe algo do antigo cardápio que o paladar insiste em lembrar?! Ah, ela não se intimida em dizer: “O leite condensado, sem sombra de dúvidas. É a única coisa na culinária toda dessa dieta que não existe igual. Podem fazer brigadeiro e pudim de leite do que for, jamais será original. Só quem um dia já comeu é que sabe a diferença e a dificuldade. Quando a necessidade disso é muito grande, eu como um brigadeiro, se estou numa festinha por exemplo, ou uma lasquinha de pudim, aí tomo lactase pra não ficar mal”.
Fica a dica
Se você recém descobriu ser intolerante ou alérgico a algum desses nutrientes, tá aí uma dica de quem há dois anos vive uma nova experiência, todos os dias. “Mesmo para aqueles que não gostam de cozinhar, o único jeito de se adaptar é experimentar e fazer. Encontrar um novo jeito de viver com saúde, testar receitas, aqui no site SGSL tem muita coisa boa. Comprar uma máquina de fazer pães ajuda um bocado, e por fim, respeitar a dieta, porque nosso corpo é uma máquina preciosa que necessita da nossa total atenção”.
Receita da Katia
Cuca Sem Glúten:
Ingredientes da Massa
Ingredientes da Cobertura
Preparo
Bata todos os ingredientes da massa em batedeira menos as claras que devem ser em neve. Misture com a ponta dos dedos os ingredientes da cobertura até virar uma farofa. Coloque a massa numa forma untada, encaixe as frutas desejadas e espalhe a farofa por cima.
*O ‘Sua História’ é um espaço destinado para você internauta compartilhar sua experiência no universo sem glúten e sem lactose. Como foi a descoberta? Quais foram os primeiros sintomas? Como é a sua rotina? Gosta de testar receitas SGSL? O que mudou depois do diagnóstico? Para participar deste quadro envie um e-mail para: contato@semglutensemlactose.com que faremos o contato. Será um prazer dividir a sua história com nossos leitores!
Ver Comentário
Oi meu nome é Patricia e a questão de 1 mês atrás tive altas dores no abdome e sensação de inchaço, e fui parar em 3 pronto socorros, 1 por noite fiz vários exames e não descobriam o que era,já tinham descartado pedra, vesícula, apêndice e nada, até descobrirem que era intolerância a glutén e lactose. O médico pediu para eu cortar por 3 meses gluten e lactose, e vim tomando remédio homeopático para acabar com a dor e inchaço no abdome, com esta medicação a dor foi embora logo tanto quanto o inchaço, e vinha muito bem já 45 dias sem lactose e gluten, ai com saudade de um pedaço de pizza, optei por comer 2 pedaços de pizza de atum, ou seja ingeri gluten, no outro dia, dor abdominal diarréia etc. Eu achei que o médico tinha exagerado, imagina , eu com intolerância a gluten e lactose? Nunca tive isso! Pois é, como o médico falou, é como uma casa com goteira, você coloca o balde lá, para ir guardando as gotas de água, mas em um determinado o balde enche e transborda. E é isso que acontece com o nosso organismo, e isso aconteceu agora incio de Março.18 e eu tenho 45 anos.