Por Tati K. Fischer*
Assim que a Páscoa se aproxima os supermercados vão sendo invadidos por coelhos, bombons e ovos de chocolate de uma infinidade de tamanhos, cores e sabores. É uma época perigosa para quem não pode consumir derivados do leite ou então está tentando manter a forma e a saúde.
Porém, nem tudo está perdido. É possível sim termos uma páscoa saudável saboreando um delicioso chocolate. O segredo está nas escolhas que você irá realizar.
Muitos estudos mostram os efeitos benéficos do cacau na saúde humana, como reduzir a pressão arterial, prevenir o diabetes, reduzir o colesterol ruim (LDL) e aumentar o bom (HDL), prevenir doenças cardíacas, entre outros. Isso tudo devido aos antioxidantes, como os flavonóides, epicatequinas e ácido galático, presentes neste delicioso alimento.
É claro que nem todos os chocolates vão proporcionar os benefícios citados acima, apenas aqueles com um teor elevado de cacau (chocolate amargo) e que não sejam à base de leite.
Algumas diferenças entre os chocolates:
- Chocolate Branco: esse tipo de chocolate não possui antioxidantes, pois é constituído apenas por manteiga de cacau, não tendo o cacau em sua composição. Além disso, é rico em açúcar e muitas marcas utilizam gordura hidrogenada na sua fabricação.
- Chocolate ao Leite: o chocolate ao leite é uma mistura de cacau (15 a 30%), manteiga de cacau, açúcar e leite. Devido ao baixo teor de cacau e o elevado teor de açúcar e leite, essa não é a melhor opção para a páscoa.
- Chocolate Meio Amargo: esse chocolate contém, no mínimo, 45% de cacau em sua composição, sendo uma opção melhor do que o chocolate ao leite, porém, tome cuidado, pois a maioria das marcas utilizam leite na fabricação deste produto.
- Chocolate Amargo: normalmente contém pelo menos 60% de cacau. Essa é a opção de chocolate mais saudável por ser a que contém um maior teor de antioxidantes, menos açúcar e muitas marcas já não utilizam o leite em sua composição. Prefira os chocolates que contém mais de 70% de cacau, pois são aqueles que mostraram ter quantidades mais significativas de flavonóides.
- Chocolate Diet: no chocolate diet o açúcar é substituído por adoçantes, porém ele contém mais gordura para poder continuar com a mesma textura, tornando-o a variedade mais calórica entre os chocolates.
- Chocolate de Soja: é uma opção para quem não pode consumir leite, porém, não se engane achando que ele é muito saudável. Normalmente este chocolate é tão rico em açúcar quanto um chocolate ao leite e não possui elevados teores de cacau.
Siga essas dicas!
Ao escolher seu ovo de chocolate, observe sempre o rótulo dos produtos para verificar se não contém algum ingrediente “proibido” para você. Prefira sempre os chocolates amargos que, além de saborosos, trarão benefícios à sua saúde. Lembre-se de não exagerar na quantidade de chocolate, consumindo no máximo 20 a 30g (2 quadradinhos) ao dia. Caso você não encontre um ovo de chocolate com estas especificações, vale fazer em casa, comprando o chocolate em barras, derretendo em banho-maria ou microondas e colocando nas forminhas.
Bom fim de semana cheio de saúde!
*A autora é nutricionista, Pós-graduada em
Nutrição Clínica Funcional, sócia-diretora da Clínica de Nutrição NutriCare,
localizada em Jaraguá do Sul – SC – Telefone: (47) 3055-0969.