intolerancia leite crianca

Leia o post Nossa Nutri Responde.

PERGUNTA 01:

“Oi sou a Carla e gostaria de saber se vocês podem me ajudar. Tenho um sobrinho de 6 anos de idade, desde pequeno ele tem muita diarréia, comecei a perceber que quando ele toma leite de vaca é diarréia o dia todo, mudamos para o leite de cabra e melhorou, só que aqui na minha cidade é difícil encontrar. Queria saber se é só o leite que deve ser mudado ou temos que mudar outros alimentos dele também e se posso substituir o leite de cabra por outro. Ele perde peso muito rápido e também é autista. Desde já agradeço a atenção de vocês.”

 

RESPOSTA:

Olá, Carla!

O consumo elevado de leite de vaca pode mesmo levar a um quadro de diarréia, principalmente se a criança for intolerante à lactose (açúcar do leite) ou se tiver alergia à proteína do leite de vaca. O leite de cabra tem uma quantidade menor de lactose, talvez por este motivo que a diarréia parou quando você trocou o leite. É muito importante que você leve o seu sobrinho a um profissional especializado para realizar uma melhor avaliação do quadro. Outros alimentos que você deve evitar oferecer a ele durante as crises de diarréia são: açúcar, doces, refrigerantes, alimentos gordurosos, mamão, ameixa e alimentos crus. Para substituir o leite de vaca você pode usar leites vegetais como leite de soja, aveia, quinoa, castanhas, etc.

Outro assunto importante a destacar é o fato de ele ser autista. Existem várias evidências que mostram que uma dieta isenta de caseína (presente no leite e laticínios de origem animal) e glúten (presente no trigo, aveia, centeio e cevada) pode levar a uma melhora significativa nos comportamentos autísticos, principalmente no que diz respeito a linguagem, comunicação, socialização e resistência à aprendizagem. Acho muito importante que você leve isso em consideração e procure um nutricionista especializado para realizar o melhor plano alimentar para o seu sobrinho, podendo assim melhorar a qualidade de vida da criança.

Espero ter respondido suas dúvidas e, se ainda tiver perguntas, fique à vontade para questionar.

Dra. Tati K. Fischer*

*A autora é colaboradora do blog, nutricionista, Pós-graduanda em
Nutrição Clínica Funcional, sócia-diretora da Clínica de Nutrição NutriCare,
localizada em Jaraguá do Sul – SC – Telefone: (47) 3055-0969

4 comentários em “Intolerância e Alergia em Crianças

  1. Edilene disse:

    Bom dia!
    Minha filha tem 2 anos e vive com uma tosse e muitas vezes arranhando a pele com suas unhas mesmo cortadinhas. Será que é efeito do leite (ninho). uma amiga minha falou que poderia ser intolerancia ao leite, mas ela nao tem diarréia pelo contrário ela é muito ressecada.
    Levei ao pediatra dela e ele falou que nao precisava fazer ezames que ela é muito novinha, só a partir de 4 anos.
    abraço

    • Débora disse:

      @Edilene, que tal vc encontrar uma nutricionista funcional? às vezes ela vai detectar coisas que o pediatra não detectou… o q achas? Depois me conte como foi ok? Bjinhos e bom fim de semana!!

  2. Francisca Abigail de Vasconcelos disse:

    oi meu nome é Abigail preciso da ajuda de vocês, minha filha de 06 anos tem problema de intolerância ao leite, ela sente muitas cólicas. Substitui o leite normal para o leite soymix (sem lactose), ela não aceitou o leite, não gostou do sabor. Gostaria que vocês me indicasse outro leite (SEM LACTOSE) com sabor melhor

    • Débora disse:

      @Francisca Abigail de Vasconcelos, meu marido tb tem intolerância a lactose (que é ao açúcar do leite), ele já experimentou várias marcas como: Zymil da Parmalat, Sensi da Batavo, Lactozym da Líder, Eleva da Elegê. O que ele mais gostou foi o da Parmalat, mas é o mais caro. O que menos funcionou foi o da Líder, o Samuel diz que não dá certo pra ele. Faça o teste com ela, tomara que dÊ certo!!
      Bjinhos e boa semana!!! :D

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *