Lembrei dessas almôndegas que minha vó fez. Eu faço também, mas não tão frequente. Deveria fazer mais, é verdade, ainda mais porque a mesma receita pode-se fazer hambúrguer ou almôndega. E fica delicioso, caseiro, saudável. Quer melhor?
Eu faço assim:
Coloque a carne moída numa tigela grande. Misture tomate, pimentão, cebola e alho bem picadinhos, picadinhos bem miúdos mesmo. Coloque os temperos à gosto (que no meu caso são sal e pimenta). Para dar liga quebre um ovo (ou dois, dependendo da quantidade de carne e do tamanho do ovo) e vá acrescentando farinha de arroz até dar ponto de fazer as bolinhas.
P.s. 1: para quem não tem alergia/intolerância ao glúten, no lugar dos temperos e da farinha de arroz, coloque creme de cebola para uso culinário. Fica muito saboroso! Mas para quem não pode com glúten, a farinha de arroz substitui e dá o ponto.
P.s. 2: Para fazer os hamburgers é só fazer a bolinha, achatar e finalizar o formato com a mão mesmo. Coloque numa forma untada e leve para o congelador, e depois envolva em papel filme. Fica perfeitinho e muito mais saboroso né?
Se quiser, veja aqui a receita do
Hamburguer Caseiro e faça da mesma maneira, apenas no final faça as bolinhas e não achate.
Espero que gostem!
Bjss
16 de outubro de 2009 23h04
Ver Comentário
Oi Débora,
Não sei fazer hamburguer e adorei a receita, mas tenho dúvidas.Preciso levá-los ao congelador antes de fritar, é isso? Ou devo fazer esse procedimento para congelá-los após envoler em filme plástico? No caso da segunda opção,em quanto tempo deve ser consumido? Obrigada! Bjs!
Oi Márcia, se você for utilizar na mesma hora, não precisa congelar. Apenas se quiser utilizar futuramente, você congela primeiro e depois envolve no filme plástico (se for o hambúrguer envolva um a um, se for almôndegas pode colocar a porção do tamanho que deseja num saquinho). Facilita muito a vida! :) E eu diria que nem precisa fritas, faça na chapa mesmo, ou numa frigideira antiaderente apenas untada, para não precisar usar muito óleo. Bjsss