Os dias de terror se acabaram! Eis uma receita de brigadeiro sem glúten e sem lactose!

Essa receita que é também sem caseína e sem soja é da Cláudia Marcelino, do site Cozinha Sem Glúten e Sem Leite, que gentilmente cedeu a publicação para nós. Essa receita é ótima não só para intolerantes à lactose (IL), mas principalmente para quem é alérgico à proteína do leite de vaca (ALPV), pois é feito com leite vegetal.

Receita: Cláudia Marcelino – Cozinha Sem Glúten e Sem Leite.

Brigadeiro de leite de arroz

3.6 de 25 votos
Refeição: Doces e Sobremesas
Cozinha: Brasileira
Palavra Chave: Sem Glúten, Sem Lactose, Sem Ovo, Sem Soja, Vegetariana
Porção: 0

Ingredientes

  • 1 xícara leite condensado de arroz ver receita nas notas
  • 1 colh. de sopa amido de milho ou araruta
  • ½ colh. de chá cacau em pó
  • 1 colh. sopa óleo pode ser o de coco
  • 1 colh. sopa mel ou agave
  • chocolate granulado ou confeitos para decorar

Instruções

  • Em uma panela pequena, leve todos os ingredientes ao fogo brando, exceto o mel, mexendo sempre até dar o ponto de brigadeiro.
  • Apague o fogo e acrescente o mel. Misture para ficar homogêneo, transfira para um prato e deixe esfriar.
  • Faça bolinhas com a ajuda de uma colher de chá e passe pelo granulado ou confeito desejado. Sirva em seguida.

Notas

DICA: Para fazer use essa receita de Leite Condensado de arroz. E para confeitar, utilize chocolate granulado ou confeitos coloridos, até mesmo açúcar de confeiteiro. Vão ficar lindos além de saborosos!

56 comentários em “Brigadeiro de leite de arroz

    • Tatiana Filicióli Alves disse:

      Colesterol é de origem animal, portanto, uma receita vegana nunca será rica em colesterol. Se não tem leite de vaca, nem nenhum tipo de gordura animal, não tem colestrol. O chocolate granulado, geralmente, é cacau, corante, água e muito açúcar, não tem leite.

      • Tatiana Filicióli Alves disse:

        Aliás para ser vegana teria que substituir o mel por calda de açúcar, mas de qualquer modo, mel não tem colesterol.
        Mas sendo rico em açúcares é rico em triglicérides, que pode ser tão nocivo quanto o colesterol para a circulação do sangue, coração e pressão arterial.

  1. Alexandra Bennert disse:

    Qual a função do mel Nesta receita? Esqueci de colocar.. Acho que não acertei o ponto, da pra comer de colher, mas não dá pra enrolar..

  2. Bárbara S disse:

    Olá! Bem legal a receita.
    Parabéns!
    Só tem que ver se no granulado não tem leite. Já fiz brigadeiro sem lactose e esqueci de ver a composição do granulado, que tinha leite. Aí não adiantou muito o esforço…
    Uma opção pode ser usar cacau em pó, tipo trufa.
    Também gostaria de saber onde tem leite condensado de arroz pra vender.
    Obrigada.
    Abraços!

  3. Rita disse:

    Tenho intolerância a lactose, trigo, soja, açucar e ovos… Depois q descobri o seu blog minha vida mudou!!!! Não tenho palavras pra te agradecer!!!
    O condensado de arroz é ótimo, mas gostaria de saber se vc tem receita de creme de arroz, moro no interior e nao encontro no mercado. Abraços

      • Mila disse:

        Oi Débora!! Comecei uma dieta sem glúten e lactose para melhorar minhas inflamações devido a artrite reumatoide e fiquei impressionada com o seu blog. Estou conferindo as suas delícias e já fazendo uma lista de compras.
        Amei!!!! Será de fundamental importância para eu continuar com essa dieta mais saudável.
        Passarei o seu link para vários amigos e com certeza experimentarei diversos dos seus quitutes.
        Obrigada!!

  4. keley disse:

    adorei a receita, tenho um filho de um ano e quatro meses, intolerante a lactose, alerggico as proteinas do leite e vaca, alergico ao gluten e ovos.
    Estava bem perdida. Obrigada

    • Débora disse:

      Oi Keley, que bom que gostou!! Tem mais receitas no Índice de Receitas lá em cima, ou nas categorias por tipo de receita na lateral esquerda ali na pág principal. BJsss pra vc e pro filhote!!

  5. marcela disse:

    olá! pode usar melado de cana em vez do mel ou do agave?
    sou vegana (portanto, nao uso mel) e agave é muito difícil de encontrar por aqui…
    ou até o açúcar mesmo, teria alguma medida de conversão?
    bjs, obrigada!

  6. Cyntia Resende disse:

    Oi Débora, acabei de conhecer seu blog e tô adorando. Na verdade, por questões de bem estar e saúde tô tentando diminuir e até retirar gluten e lactose da minha vida. A lactose já aboli. Fiquei desanimada de comer por falta de opção, e agora tô descobrindo esse novo mundo. um abraço, Cyntia.

    • Débora disse:

      Oi Cynttia, eu também acho que tirar da dieta só traz benefícios.. claro que dependendo da substituição que fizermos (muitos produtos industrializados ou refinados) não ajuda, mas se voltarmos pro mais natural possível, melhora muito. Conte com a gente!! Bjss

    • Débora disse:

      Tereza, eu não saberia te responder. Você faz acompanhamento com algum profissional de saúde (gastro ou nutri)? Creio que eles poderiam te orientar da melhor forma possível. Bjosss

  7. Gisele Pereira disse:

    Boa tarde meninas, será que se eu fizer com o leite da piracanjuba zero lactose e o achocolatado da Blue e Vile sem lactose dá certo tbm?

  8. katia carvalho disse:

    Débora, fiz o brigadeiro mas confesso que sem o mel me agradou bem mais!…nem deu diferença!…de nenhum jeito deu pra enrolar, mas comi com morangos e foi perfeito!
    bjks

      • katia carvalho disse:

        Sim, o da Jasmine…talvez tenha ficado muito doce por isso não deu ponto…mas ainda tenho leite e semana q vem tento fazer outro colando menos açúcar….tenho q acabar esse primeiro…haja gula!!!kkkkk

      • Débora disse:

        Hmmm…. vai me atualizando!! É bom ter os feedbacks.. hehehee pena que não tô pertinho, se não daria um jeito nessa brigadeiro aí! :D Bjss

  9. Adriana disse:

    Olá,

    Fiz o leite condensado e o brigadeiro, ficaram bem legais, tive que fazer um pouco mais de adaptação por questões de saúde do meu filho, mesmo assim ficaram bem legais, obrigada.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Avaliação da Receita