Já ouvi muitas opiniões a respeito sobre o consumo da Maltodextrina por pessoas celíacas ou com sensibilidade ao glúten. Resolvi fazer uma pesquisa um pouco mais ampla sobre isso e encontrei algumas informações interessantes. Vejam a seguir:

maltodextrina em pó

O que é Maltodextrina? 

A maltodextrina é utilizada como adoçante e também é adicionada a alguns alimentos para consumo, é utilizada em substituição ao açúcar para pacientes diabéticos, também é usado por fisiculturistas que adicionam às suas bebidas pois aumenta o teor calórico dos alimentos e acelera a absorção de nutrientes por meio dos músculos.

Na culinária é recomendada como um agente encapsulante para dar sabor aos óleos para uso em misturas secas, como bolos, pudins e bebidas. Esse produto é também usado para encapsular temperos para incrementar a estabilidade do sabor.

Algumas características:

  • É um polissacarídeo utilizado como um aditivo alimentar,
  • Assemelha-se com um pó branco,
  • É produzida a partir de amido de milho, trigo, batata ou arroz,
  • Seu sabor pode ser ligeiramente doce ou quase insípido,
  • É utilizada como base para um grupo adoçantes artificiais (por exemplo, no Stevita sachê e em pó e também no Splenda),
  • Também é utilizado como um espessante de sopas e molhos,
  • A análise da planta que dá origem a maltodextrina é o ponto de partida para as pessoas que sofrem de doença celíaca ou intolerância glúten,
  • A maltodextrina derivada do trigo pode conter traços de glúten.

Aqui no Brasil assim como nos Estados Unidos a maltodextrina é proveniente do amido de milho, porém em países Asiáticos e Europeus a mesma pode ser produzida a partir do trigo. A maltodextrina obtida através do amido da batata ou milho é segura pois não tem glúten. Mas há tipos que são produzidos a partir do trigo, que não devem ser consumidos por quem tem doença celíaca. Por isso verifiquem sempre a embalagem ou contactar os fabricantes.

A maltodextrina é altamente processada e purificada, estando cientificamente comprovado que a percentagem de glúten presente é tão baixa, ou ausente, que não é detectável analiticamente. É portanto considerada isenta de glúten. Da mesma forma o xarope de glucose é considerado inofensivo, apesar de derivar dos cereais proibidos.

Os produtos comerciais que contêm maltodextrina não são necessariamente livre de glúten devido a outros componentes. Cuidado com as bebidas que listam os ingredientes adicionais feitos com glúten, como extrato de malte, malte, aroma de malte, malte de cevada, extrato de cevada e malte de arroz.

Não há nenhuma pesquisa ou prova documental adequada sobre os efeitos nocivos do aditivo alimentar, no entanto os efeitos colaterais podem se manifestar sobre a ingestão ou aplicação tropical mera do alimento viciante. Evite o uso excessivo do alimento viciante e consulte o seu médico para obter mais detalhes.

Importante: Como sempre, consulte ajuda profissional e busque sempre a orientação de seu médico. Ele poderá lhe indicar se o consumo é saudável ou não para você. Abaixo estão os links de onde tirei algumas informações caso alguém deseje pesquisar mais um pouco.

Fontes:
saude
http://anamariabraga.globo.com
http://www.celiacos.org.pt

http://glaucia-vivasemgluten.blogspot.com.br
http://www.foodeducate.com
http://manualmetabolico.blogspot.com.br
http://centrodeartigos.com
http://pt.wikipedia.org

Foto: http://anamariabraga.globo.com
Veja mais em Artigos, Dicas e Nutrição.

12 comentários em “Consumo da Maltodextrina por Celíacos

  1. HELENICE DE LIMA SOBRINHO disse:

    Sou alérgica a qualquer produto que contenha maltodextrina ou lactose me provoca diarréias terríveis gostaria de conhecer suplementos que não contenha nenhum dos dois, pois estou muito fraca precisando de suplementos

  2. Cecília disse:

    Oi! Sou celíaca há mais de 26 anos e sempre tive essa dúvida, quer dizer, pesquisava mas depois esquecia e voltava a dúvida! O início da palavra MALTodextrina muito semelhante à MALTE, me intrigava!Agora ficou beeeem explicada a diferença. Muito obrigada! Agora poderei comer mais coisas sem ter a dúvida e o medo! :)

  3. Daniela disse:

    Boa tarde,

    Não sou celíaca e uso a malto, com indicação da minha nutricionista, como suplemento na hora de malhar. Ela me dá mais energia para malhar e tbem uma sensação de saciedade.
    Uso da marca Atlhetica.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *