Por Tati K. Fischer*
Estamos em época de festas juninas. E tem alimento mais típico deste período do que o milho? Delícias como pipoca, canjica e pamonha, por exemplo, são encontrados facilmente nas festividades de junho.
Então que tal aliar sabor e saúde? O milho é fonte de fibras, aminoácidos, carotenóides, vitaminas A e do complexo B e minerais como ferro, fósforo, potássio e zinco.
Estudos já revelaram que alguns carotenóides podem prevenir doenças degenerativas da visão e até alguns tipos de câncer. Também ativam o sistema imunológico e são antioxidantes.
Além disso, alguns ácidos graxos presentes no milho podem reduzir o colesterol e prevenir doenças cardiovasculares. A gordura do milho também é fonte de tocoferóis, que apresentam um importante efeito antioxidante.
Alguns fitoquímicos como o ácido fenólico, ácido ferúlico e flavonóides, presentes no milho, apresentam propriedade funcionais, tendo alta atividade antioxidante, estando associados à redução de câncer de cólon e de danos em células neuronais.
Então, aproveite as festas juninas e prepare receitas fontes de milho e sem glúten e lactose como:
Tudo isso e muito mais você encontra aqui no Índice de Receitas.
*A autora é nutricionista, Pós-graduada em
Nutrição Clínica Funcional, sócia-diretora da Clínica de Nutrição NutriCare,
localizada em Jaraguá do Sul – SC – Telefone: (47) 3055-0969.
Ver Comentário
Boa Tarde!
Gostaria de saber se o milho é uma alimento bom para celíacos, pois minha médica me proibiu, afirmando que ele é um alimento que prejudica o intestino. Obrigada^^
Oi Isaura, eu já ouvi falar muitas coisas boas do milho, inclusive aqui no post tem várias informações sobre ele né... Agora, se ela te pediu pra evitar é porque ela deve ter algum motivo. Você poderia discutir um pouquinho mais sobre isso com ela, os motivos, perguntar sobre os benefícios, etc. Às vezes é algo específico para o teu organismo né? Bjosss