Por Fernanda Oliveira Souza*
Entre as principais alergias alimentares, o ovo é o segundo maior causador de alergias em vários países, perdendo apenas para o leite de vaca. Crianças entre seis meses e cinco anos costumam ser as mais afetadas, mas nos últimos anos o diagnóstico em adultos tem aumentado consideravelmente.
A alergia ao ovo é definida como uma reação adversa do sistema imunológico induzida pelas principais proteínas do ovo: a ovalbumina e a ovamucoide. Essas proteínas encontram-se na clara do ovo, porém é possível encontrar resquícios na gema. Os primeiros sintomas costumam aparecer imediatamente ou até duas horas após o consumo de ovo. O sintoma mais comum é dermatite atópica e em casos severos choque anafilático.
Outros sintomas são tosse seca e constante, espirros, dificuldade em respirar, secreção nasal, dor abdominal, náuseas, vômitos, cólicas intestinais, diarreia, constipação e presença de muco ou sangue nas fezes. Não se sabe exatamente o que leva um indivíduo a desenvolver alergia ao ovo. O que se sabe é que, ao completar quatro anos, praticamente 50% das crianças não apresentam mais os sintomas e podem consumir ovo normalmente. Mas isso infelizmente não é uma regra, já que algumas crianças voltam a apresentar problemas após algum tempo.
Outra curiosidade é que o ovo cozido ou frito costuma ser mais tolerado que o ovo cru. Isso se deve, entre outros fatores, ao comportamento das proteínas durante o aquecimento. O cozimento provoca um processo chamado desnaturação das proteínas, que nada mais é que a mudança de estrutura desse componente fazendo com que a proteína perca suas propriedades, tornando-se inofensiva para o sistema imunológico (lembrando que isso não vale para todas as proteínas; em outros alimentos o aquecimento pode justamente potencializar o poder alergênico). Mas essa reação também varia de pessoa para pessoa, o que torna essencial um acompanhamento nutricional durante a (re) introdução de ovo na dieta.
Como em outras alergias, o único tratamento é a completa eliminação de ovo da dieta. Uma tarefa difícil, já que o ovo é utilizado para diversas finalidades na culinária. Alimentos que contêm ovos são: bolos, tortas, pães, brownies, pudim, molho pronto para saladas (molho tártaro), mousses, massas, noodles, alimentos empanados (nuggets, bife à parmegiana), sorvetes, chocolates, alguns doces, maionese, achocolatado em pó, marzipã, nougat, almôndegas, salsichas, panquecas, substitutos de ovos comercias.
Não apenas alimentos, mas vacinas e alguns medicamentos apresentam ingredientes derivados do ovo na sua composição. É o caso das vacinas contra febre amarela e contra gripe aviária (Influenza). Portanto, sempre informe ao médico sobre a alergia antes de tomar uma dessas vacinas. Esses são os principais ingredientes derivados do ovo: albumina, globulina, lecitina (a de soja não tem problema), fosfolipídio, ovo desidratado, avidin, conalbumina, gema, proteína, vitelina, lisozima e tudo que comece com “ovo” como ovovitellin, ovoglobuline, ovomucin, ovomucoide, ovosucrol, ovotransferrina. Alimentos cujo rótulo apresenta as palavras binder, coagulante e emulsificante também devem ser evitados.
Mas o que usar como substituto? Depende da finalidade do ovo na receita. Quando o ovo é responsável por dar liga ou firmeza a uma massa, ele pode ser substituído pelos seguintes alimentos:
a) Semente de linhaça moída: a semente pode ser moída no liquidificador em grande quantidade e conservada no freezer sem que perca seus nutrientes. Misture numa tigela 1 colher de sopa da semente moída com 3 colheres de sopa de água e deixe descansar por até 2 minutos. Em seguida retire o líquido restante e use a mistura como substituto nas receitas de panquecas, bolos e biscoitos. Cada ovo equivale à 2 colheres de sopa dessa mistura.
b) Fermento químico: usado para substituir o ovo em pães, mas também pode ser usado como ligante. Misturar numa tigela 1 ½ colher de sopa de água, 1 ½ colher de sopa de óleo e 1 colher de chá de fermento em pó e em seguida acrescentar à receita (1 mistura para cada ovo)
c) Polvilho azedo: ideal para biscoitos de polvilho e pão de queijo. Dissolver 1 xícara de polvilho azedo em uma tigela com água. Coloque numa panela e mexa até dar o ponto de clara de ovo.
Já quando o ovo é usado em receitas frias ou líquidas, o ideal é usar gelatina sem sabor ou maisena. Dissolver 1 pacote de gelatina sem sabor em 2 colheres de sopa de água morna e misturar bem. Para maisena: dissolver completamente 1 colher de sopa de maisena em 2 colheres de sopa de água e adicionar à receita.
O ovo, geralmente a gema, também é usado para pincelar massas. Nesse caso, ele deve ser substituído por um pouco de manteiga sem sal ou purê de damasco ou pêssego.
Como dito anteriormente, a melhor maneira de tratar uma alergia é evitar a causa do problema. Ler rótulos de embalagens, testar novas receitas e sem dúvida ser acompanhado por um profissional é imprescindível para o sucesso do tratamento e também para evitar crises.
—
*A autora é formada em Educação Física pela Universidade Tiradentes e desde 2011 estuda Nutrição na Holanda.
Referências:
Em inglês:
Caubet & Wang. 2011. Current understanding of egg allergy. Pediatr Clin North, 58(2): 427–443
Em holandês:
Stichting Voedselallergie: http://www.voedselallergie.nl/allergenen/18-ei.html#aanduidingen-op-het-etiket-voor-ei (esse é o site da Associação Holandesa de Alergia Alimentar utilizado no meu curso sobre alergia na faculdade. Também usei material das aulas no texto, mas esse não está disponível online).
Mais uma vez a tradução de “constipation” está ERRADA! Constipation – não é constipação mas sim obstipação, assim onde se lê constipação deve-se lêr obstipação.
Este é um erro antigo e constante, o erro deve estar no programa da tradução
Oi Sandra. As duas palavras tem significados parecidos. E comparando o significado da palavra “constipation” com “constipação”, são praticamente iguais. Bjos.
Sou portuguesa e demorei a entender que constipação no Brasil, significa intestino preso.
Em Portugal, constipação significa doença respiratória, tipo resfriado.
Em Portugal constipação, diz-se obstipação :))