Olá pessoal! Após um mês que ainda não acabou e de muito trabalho (inclusive no feriado municipal que teve semana passada) consegui voltar. E para comemorar meio atrasado o dia das crianças, uma receita que agrada todo mundo, inclusive os adultos! Eu pelo menos amoo!

Antes de preparar a coxinha propriamente dita (receita lá embaixo), prepare o recheio e deixe reservado. Veja a seguir.

DICA: Frite em óleo quente e deixe escorrendo. Se desejar pode fazer o recheio de carne, ou de legumes (para quem possui dieta vegetariana).

Receita: Maria do Carmo Soares Fonseca.

Coxinha de Frango

3.6 de 23 votos
Tempo de Preparo: 45 minutos
Tempo Total: 45 minutos
Refeição: Lanches e Salgados
Cozinha: Brasileira
Palavra Chave: Sem Glúten, Sem Lactose, Sem Ovo, Sem Soja
Porção: 80 unidades pequenas

Ingredientes

  • 1 litro caldo de frango
  • 1 colher de sopa margarina ou creme vegetal, medida cheia
  • sal a gosto
  • alho amassado, a gosto
  • 1 colher de sopa salsa picada
  • ½ quilo batata cozida e amassada
  • 450 gramas farinha de arroz
  • tempero a gosto
  • fubá mimoso, para empanar

Instruções

  • Numa panela coloque o caldo de frango reservado, a margarina (ou gordura vegetal), o tempero pronto, o alho com sal, a salsa, as batatas amassadas e deixe ferver.
  • Acrescente a farinha de arroz aos poucos, mexendo sempre até desgrudar da panela. Coloque numa vasilha deixe esfriar um pouco. Sove a massa.
  • Abra a massa na palma da mão fazendo um círculo. Coloque um pouco do recheio (ver acima) no centro da massa, feche e modele na forma de coxinha.
  • Depois de prontas, molhe levemente as coxinhas na água, passe pelo fubá e frite em óleo bem quente, até que o fubá fique levemente amarelo.

83 comentários em “Coxinha de Frango

  1. sonia ramos disse:

    não se esqueçam de ler na caixa ou saquinho de tempero se Contem glúten e derivados de trigo, ovo, leite, etc… ou a receita tera “contaminação cruzada”.Oa temperos garantidos são apenas os frescos e as ervas secas.

  2. Samyr Fernanda de Almeida Santos disse:

    Obrigada pela receita. Temperei muito bem a massa e o recheio, de modo que ficou idêntica a uma coxinha comum. Fiz muitas para o filho de uma amiga que é altamente alérgico a leite e a glúten. Foi a primeira coxinha da vida dele e todos nós ficamos muito felizes. A massa não é tão elástica, e é difícil fazer minicoxinhas, fiz todas em torno de 30 a 40 gr e deu certo. Usei farinha de mandioca pra empanar e ficou ótimo. Muito obrigada!

  3. Vanda disse:

    Olá Débora, você é a autora desta receita? Gostaria de saber para por num trabalho que estou elaborando, um “salgado” com aparas de cenoura, sem gluten e sem lactose e me basei nesta receita.Desde de já agradeço

      • Flávia disse:

        Olá, Gorete! No rótulo da Becel tá escrito que pode conter leite; tem algumas marcas, como a Doriana Plant-Based e a Coamo Premium que não tem leite e nem derivados. O Ideal é ler os rótulos antes de adquirir….

  4. Adele Neubauer disse:

    Ola,achei teu blog hoje apos uma longa pesquisa sobre :como fazer uma massa de coxinha sem farinha de trigo. Gostei muito da receita e vou testa-la. Li todos os comentarios. E ,acho que vou testar com a mandioca. Se ficarem boas ,bonitas e gostosas as minhas coxinhas, eu vou te mandar as fotos

    obrigada por compartilhar
    Adele from Lake Worth,Florida

  5. Lindsay disse:

    Humm, fiz e ficou uma delícia, só substitui o cardo de frango industrializado pelo caseiro. Também experimentei fazer na airfrayer depois de congelado, ficou bom mas com gostinho de fubá. as fritas em óleo ficaram muito boas e sequinhas.

  6. silvia stobbe disse:

    eu fiz essa receita e ficou maravilhosa!!! da segunda vez que eu fiz essa receita eu crescentei duas colheres de sopa de povilho doce e ficou maravilhosa!! melhor doque a coxinha comum aquela que leva farinha de trigo!!!

  7. nadia disse:

    Oi! Estou descobrindo o mundo sem gluten e lactose agora que o meu marido foi diagnosticado com intolerância. Tenho uma duvida: a margarina contem soro do leite em pó e leite em pó desnatado (qualy). Tem alguma marca que você saiba que não tenha lactose?

  8. Evelyn Nunes disse:

    Minha mãe fez hoje pra mim e é tudo de bom!!! Tem uma textura de bolinho de aipim. Amei! Pego várias receitas no seu blog! Sou fã.

  9. amanda1 disse:

    Olá boa tarde tem alguma receita que a coxinha seja de massa de mandioca ou dá pra trocar a batata pela mandioca nessa receita mesmo?

  10. SILVIA ARAUJO disse:

    só lembrando que todo caldo pronto, tipo Knnor tem glútem, e todos os de saquinho como Sazon tb! Para quem é celíaco só essa atenção! Vou fazer essa receita! Obrigada

  11. Vilma Mello disse:

    Boa noite. Quero fazer esta coxinha pra eu comer no casamento da minha filha. Gostaria de saber por quanto tempo pode ser congelada. E pode ser empanada para congelar. Bjs.

  12. ROSENI ALVES disse:

    Boa tarde Débora, fiz as coxinhas ficaram uma delícia, a massa ficou bem sequinha e crocante coloquei além da farinha de arroz meia xícara de amido de milho a massa ficou mais sequinha, ótima para modelar e olha que eu faço salgados pra festa e confesso que entre a receita tradicional e esta prefiro a sua receita. Parabéns pelas receitas e o carinho que você nos responde, todos os dias visito seu blog e aqui na minha família não temos nenhuma restrição alimentar mas confesso é muito bom experimentar novas receitas.
    Um abraço.
    Att: Roseni Alves
    Moro em Uberlândia MG

    • Débora disse:

      U-huuu sério??? Ah que delícia! Até eu fiquei com vontade… :D Qdo fizer de novo tira uma foto e manda pra mim, daí eu coloco lá no face pro pessoal ver. Obrigada pelas visitas! Bjssss e sucesso no seu negócio :)

  13. Erica disse:

    Só tem um problema: todo tablete de tempero pronto (knorr, Maggi, etc) tem corante caramelo, que é proibido pra quem tem alergia a proteína de leite de vaca. Como faço??

  14. Vanessa disse:

    Eu estou com minha taxa de acucar um pouco alta, entao, cortei a farinha branca e tambem as batatas…tem como substituir a batata por mais farinha??? Obrigada, Vanessa.

  15. Isaura disse:

    Olá querida! Fiz essa receita com a Farinha de Arroz Integral e deu certo, pus duas xícaras da Farinha e bastou.
    A massa fica ótima para o manuseio! Obrigada e tenha um Bom fim de semana^^

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Avaliação da Receita