Para se fazer um risoto maravilhoso de camarão, em primeiro lugar, tenha um amigo que viaje sempre pelos arredores desse Brasil e que traga camarões de Fóóórrrrtaleza (porque precisa ter sotaque né?) e se convide para ir à casa dele preparar esses camarõezinhos de uma forma muito carinhosa. Pronto!
Brincadeiras à parte, foi uma noite muito gostosa, com direito a conversa, degustação de licores caseiros e muita comida! Até sorvete sem leite teve de sobremesa (abacaxi ao vinho). Hmmm…
Segue abaixo.
DICAS:
- Se desejar pode acrescentar 1/2 sachê de molho de tomate no arroz quando for começar a acrescentar o caldo e também coentro picadinho para finalizar.
- Deixe o camarão de molho em suco de limão por uns 10 minutos antes de acrescentar no arroz.
- Para tirar dúvidas sobre o uso de Manteiga ou Margarina leia o post.
- Sirva com salada de rúcula, manga e tomates cerejas, com croutons de pão sem glúten.
Porção: 6 pessoas
Ingredientes
- 4 colheres de sopa azeite de oliva
- 1 cebola pequena picada
- 4 dentes alho amassados
- 2 e ½ xícaras arroz arbóreo especial para risoto
- 250 mililitros vinho branco seco
- 1 copo tomate cereja cortado em quatro
- 3 colheres de sopa manteiga (veja o post acima)
- 700 gramas camarão limpo
- 2 litros caldo de peixe ou de legumes
- sal a gosto
- coentro picado, a gosto
- pimenta do reino a gosto
Instruções
- Antes de tudo prepare à parte o caldo. Pode ser de legumes, de peixe ou utilize as sobras do camarão (cabeça e calda) que vc não vai utilizar. Deixe o caldo quente.
- Numa panela esquente o azeite e oliva e murche a cebola e o alho. Não precisa dourar.
- Acrescente o arroz mexendo sempre e antes de começar a “fritar” coloque o vinho branco na panela. Ele vai evaporar.
- Quando o vinho secar, acrescente os tomatinhos cereja e mexa.
- Junte o arroz e já inicie com o caldo. Coloque uma “concha” de caldo por vez, mexendo sempre o arroz, e quando começar a secar novamente acrescente outra concha de caldo. E assim por diante.
- Vá acertando o sal e deixe em fogo baixo. Continue acrescentando o caldo e mexendo o arroz. Isso é o que deixará o risoto cremoso.
- Após uns 30 min. do início do cozimento com o caldo, prove alguns grãozinhos do arroz para ver se já estão cozidos.
- Se ver que está quase pronto é hora de colocar os camarões. Misture-os bem com o arroz , deixe cozinhando por apenas 5 minutos e desligue.
- Para desligar o risoto não precisa estar completamente seco, pois conforme vai esfriando ele vai secando o caldo.
- Coloque a manteiga, misture novamente e está pronto!
O arroz é acrescentado no passo 3 ou 5?
Bom dia !!! Moro na Suiça e tenho dificuldades em achar alguns produtos para pratos que sei fazer,enfim vou oferecer um jantar a amigos em minha casa e 3 deles tenho que servir entrada e prato principal sem lactose e sem gluten.Sera que poderia contar com alguma dica de vcs ?? Nāo sei o que propor. Obrigada desde ja
Será que posso substituir a manteiga pelo creme vegetal (becel)? Ou não funcionará com essa receita. Substituiria apenas por ser menos gorduroso do que a manteiga. Obrigada.
Oi Paula, se você não tem IL tente usar a manteiga que o resultado é melhor. Mas se utilizar a margarina não vai dar errado, apenas uma diferencinha no final. Bjss
Nessa receita posso substituir a manteiga pelo creme vegetal, já que ele tem menos gorduras? E o azeite pelo óleo de coco? Obrigada
Oi Paula, pode sim! Bjsss
Gostaria de aprender fazer receitas sem glutem, pois meu esposo teve adoentado, fez alguns exames e detectou aversão a glutem.
Agradecida
Um grande abraço
Oi Cecilia, tudo bem? Todas as receitas do site são sem glúten. É só seguir o passo a passo. Se quiser outras receitas, veja o ÍNDICE DE RECEITAS lá em cima. Bjss e seja bem vinda! :)