Gente, deixa eu contar que aprendi a fazer feijoada com minha avó materna. Mas deixa eu contar outra coisa também: é uma feijoada prática!!! Sabe aqueles pacotes com os ingredientes de feijoada que já vem pronto? Então… é bem desses que eu uso!

Eu dessalgo a carne do modo que está escrito na embalagem. Dessa vez que eu fiz, não segui o ritual e ficou meio salgada no final… paciência né? Por isso que deve-se lavar, aferventar, etc e tal. Ah, e eu também coloco o feijão de molho na noite anterior. Eu lavo, deixo de molho, troco água… não gosto daquela água roxa não.

Bom, depois de todos os ingredientes preparados, lavados, escorridos e dessalgados, dá pra começar a preparar.

Ingredientes:
– 500 gr de feijão preto
– 1 pacote de ingredientes para feijoada
– 1 cebola picada
– 1 dente de alho picado
– folhas de louro, alecrim, sal e pimenta à gosto

Preparo:

Frite na panela de pressão o bacon e a linguiça (no próprio óleo do bacon mesmo). Depois acrescente a cebola e o alho até dourar. Junte as carnes e frite mais um pouquinho e acrescente as folhas de louro.

Coloque o feijão e mexa. Não precisa fritar muito.
Depois acrescente água até cobrir, feche a panela e deixe por uns 30 min. Lembrando que, depois que a panela pega a pressão, pode abaixar o fogo pra economizar gás! ;)
Depois desse tempo eu abro a panela, mexo, se precisar fecho de novo e deixo mais uns 15 min.
Depois é só servir com arroz branco, farofa de mandioca e couve refogada! Huummmm!!
Aproveitem!!!

6 comentários em “Minha Feijoada Prática

  1. roberto disse:

    Bom dia! Sempre leio as receitas do petitchef e vi a sua, que é bem Brasileira. Pergunto: vc quis dizer 500g de feijão,né? Abraço. Roberto

  2. aninha disse:

    Ôi, querida; gostei de encontrar a sua receita; me fez lembrar de fazer uma feijoada para o meu filho; eu fazia sempre, quando meu pai era vivo e depois que ele faleceu, nunca mais eu fiz; “tadinho” do meu “fiote”; ele gosta tanto… mas o motivo de mandar esta mensagem é um truque perfeito para cozer o feijão (e outros grãos: junte na panela de pressão: os grãos, a água e um fio de óleo; leve ao fogo até que comece a soprar, a válvula; então tire do fogo e envolva a panela com panos (eu uso um pedaço de cobertor) mas um ou dois panos grossos, também dá certo. Deixe assim por uns 30 min. Agora abra a panela e prossiga com sua receita; em vez de 30 min. em fogo baixo, são 30 min. SEM GÁZ. e não ´precisa deixar de molho de véspera por que não forma aquela água feia que , na verdade, continha uma boa quantidade de nutrientes, que se perderam. Gostou? este processo funciona para qualquer cozimento em panela de pressão. Os legumes ficam sempre no ponto certo; não tem perigo que fiquem moles demais. Um beijo para vc.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *